sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O picolezeiro!

     Hey! Passando de ônibus por uma das praças mais antigas da cidade, vi uma figura familiar sentada junto ao seu carrinho colorido de picolé!
     Eu comecei a relembrar a época em que eu costumava correr atrás desse homem, com minhas moedinhas na mão! Às vezes, meus primos e eu ficávamos perturbando o "moço do picolé" apertando a buzininha que era um verdadeiro chamativo de crianças.
     Eu comprava picolés dele quando estava na casa da minha vó. Ele passava todos os dias lá.
     Descobri com certa nostalgia que ele ainda passa todos os dias por lá...sou eu que não estou lá...pra correr atrás dele pedindo um picolé de R$ 0,30 (se é que ainda existe um picolé tão baratinho rsrs)
     Naquela época as tardes eram mais longas, recheadas de brincadeiras. E estavam todos lá: Lili, Gugu, Toberal, Muna, Rafa, Jojo ou Donta (apelidos carinhosos daqueles que corriam as ruas de cascalho, que agora já são adultos e nem sei se ainda tomam picolé =/ )
     Mas esses dias, estava sentada na varanda da casa dos meus avós, conversando com a filha da minha prima, uma princesinha que agora tem 9 anos. De repente ouvimos a buzina que logo reconhecemos e saímos correndo pra dentro de casa atrás das moedas que pudéssemos encontrar, perguntando qual sabor era o preferido do vô....
     Com o rosto e língua "melecados" e vermelhos de groselha, eu sorri pra ela e disse assim:
-Sabia que esse moço (que agora é um velho senhor) era o nosso picolezeiro quando éramos crianças? Quando eu tinha a sua idade, ele já passava por aqui....

     Além da saudade dos tempos em que estar na casa dos meus avós, brincando com meus primos, correndo atrás de alguma coisa qualquer, ou do picolezeiro, fiquei pensando, enquanto seguia o resto do meu trajeto no ônibus até a faculdade: por que ele ainda é picolezeiro? Será que ele nunca quis fazer nada diferente? Por que ele não arruma um "emprego de verdade"? Será que ele gosta? Ou será que ele lava dinheiro vendendo picolé com dinheiro de tráfico? kkkkk eu realmente não sei! A verdade é que ele está lá todos os dias. Eu nunca conversei com ele e eu nem sei o nome dele. Será seu Zé? João? Vai saber...pra sempre ele será o picolezeiro, o moço do picolé!

2 comentários:

Catiani kakau disse...

Chorei nine !!
Bons tempos mesmos... O picolezeiro ainda passa na minha avó !!!
RsRsRs
Bjss.. kakau

Pauline disse...

rsrs eeee Kakau! Beeeijinho linda!

Postar um comentário